A farsa da autoajuda!

O grande trunfo do momento, são os livros de "autoajuda"! Ontem mesmo, entrei numa grande livraria e notei as pilhas e pilhas de livros que prometem tornar você uma pessoa melhor! Os títulos são variados e cada autor, apresenta o assunto de uma maneira diferente. 
Mas será que tudo isso é realmente tão necessário? Será que há tantas pessoas que realmente não sabem como agir ou viver ou se cuidar? Pelo tanto de livros que são escritos com esse tema, começo a suspeitar de que a "raça humana" está pior do que eu pensava! 
Não quero criticar tudo que é escrito... até porque, no meio desse material todo, deve haver coisas boas e proveitosas! Por outro lado, não precisamos de mais "teorias" e sim de mais "praticas"! 
Eu não preciso de alguém para me dizer que obesidade mata, e que escovar os dentes melhora as relações interpessoais ou que guardar dinheiro faz bem! ISSO TUDO EU JÁ SEI! Não é lendo um livro, que vou descobrir que não sou perfeito - Isso eu já sei! 
Eu volto a dizer, não estou aqui desqualificando TUDO QUE É ESCRITO NESSE SENTIDO! Só estou dizendo que posso ler 10.000 livros de autoajuda, e ainda continuar a ser desorganizado, relaxado, depressivo e financeiramente quebrado! I

MINHA OPINIÃO SOBRE ESSE ASSUNTO:
1 - Uma das coisas que eu noto, é que cada autor tem uma visão diferente! É quase como se um livro, desfizesse o outro (em suas teorias). Isso mostra, de que ler livros apenas não resolve. EU TENHO QUE ACHAR O "MEU" CAMINHO DE SUCESSO! Ninguém me conhece melhor, que eu mesmo!!!! Sendo assim, mais vale eu me "auto avaliar", e procurar o "meu" melhor caminho, do que seguir a forma de outra pessoa! O que é sucesso para o cidadão "X", pode não funcionar para o cidadão "Y"! Avalie-se a si mesmo, e você próprio descobrirá o mapa do "seu" sucesso!
2 - Esse mundo de literatura de autoajuda, é bem comercializado! É tão comercializado, que pouco se estuda às eficácias das formulas que eles apresentam! Até os dados que ele apresentam, é controverso. Basicamente, eles colocam qualquer informação que valide a sua teoria, ou "receita de sucesso"! Nesse caso, volto ao item anterior... não se iluda com as facilidades que esses autores apresentam, para ser rico, famoso e bem sucedido - Aliás, alguns deles, nunca fizeram nada na vida (além de escrever livros dizendo aos outros o que eles devem fazer). Se eu vou ler algo nesse sentido, prefiro ler algo de alguém que já provou suas capacidades com feitos e marcas alcançadas! 
3 - Pegando o gancho do ultimo paragrafo... eu prefiro ler Biografias do que livros de autoajuda. Biografias, mostram os feitos e as falhas de pessoas que marcaram a história e me dá a oportunidade de escolher o que eu quero seguir e fazer. Isso se chama: aprender por observação! 
4 - Finalizando... tem coisas que só Deus pode ajudar a mudar! O que nós precisamos não é saber onde temos que melhorar (isso já sabemos), precisamos  ter forças PARA MUDAR - E TEM COISAS, QUE HOMEM NENHUM PODE NOS ENSINAR.... Devemos aprender a recorrer mais ao Senhor! Ainda, no meu ver, oração é a melhor maneira de melhorar quem nós somos! 
Pense nisso...

Robert Cleveland Lambeth

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário