PRESSÃO–Quem aguenta?

A cada postagem eu oro e peço a Deus que me ajude a escrever algo que seja edificante e auxiliador aos meus leitores. Como eu sei que o meu blog é visitado por diversas categorias de pessoas (Pastores, Obreiros, Lideres, Leigos, Curiosos e etc), então procuro variar meus temas… Mas ultimamente, tenho sentido um peso em ajudar os Lideres da Igreja (isso de uma forma ampla). Sendo assim, eis mais uma pequena palavra de conselho nesse sentido!

Como lidar com pressão? Quem suporta pressão? Aliás, o que é Pressão?

  • Pressão na verdade, é o que sentimos quando somos cobrados!
  • Pressão, é a preocupação constante com relação ao resultado dos nossos projetos!
  • Pressão é querer ver a coisa andar de qualquer maneira!

Nesse caso, todo o Líder que se preza, sente pressão e pressiona! Veja bem, pressão é um ciclo… somos pressionados, pressionamos os nossos auxiliadores e eles por fim acabam também pressionando os que estão em sua volta!

Pressão é algo bom e saudável (quando administrado na medida certa), pois isso muitas vezes é a gasolina que no move para frente!

O oposto de pressão é a complacência, comodismo, conformismo e por fim a falta de visão! E esses “opostos” matam qualquer Igrejas e qualquer ministério!

O GRANDE PROBLEMA É QUE NINGUÉM GOSTA DE SER PRESSIONADO! POUCOS SUPORTAM PRESSÃO (OU cobrança, criticas e etc). Na minha simples maneira de analisar as coisas, eu vejo que esse fator é o mais destrutivo da obra de Deus!

Homens bons sucumbiram quando foram pressionados! Por causa de uma pergunta, uma cobrança, um pedido… coisa simples – eles jogaram seu Ministério fora!

LEMBRE-SE DISSO:

  • Todo mundo é cobrado! Ninguém em posição é isento disso – da faxineira ao presidente da empresa, todos são cobrados!
  • NINGUÉM É AUTO SUFICIENTE – NO TOPO DA ESCADA FICA DEUS… ABAIXO DELE, TODOS TEM UM “SUPERIOR”
  • Pressão é bom para nós! Já disse isso e repito, ser cobrado é um estimulo a produzirmos mais!
  • Pressão não mata e nem é mal!

IMAGINE ISSO…

  • Felipão a beira do campo, o Brasil perdendo de 7 X 0, milhares de pessoas gritando, o Brasil chorando… e ele ao lado do campo com a cabeça erguida! Qualquer um outro, teria desmaiado debaixo de tanta pressão! Eu não sou fã do Felipão, mas tenho que admitir, ele é um PROFISSIONAL DA ÁREA!
  • Ser um Juiz da suprema corte e ter que condenar os “poderosos da nação” – Isso é pressão (por isso que muitos tem afrouxado nas suas decisões).
  • Esses são apenas alguns exemplos…

PODERIA LEVAR PARA O LADO ESPIRITUAL…

  • O maior exemplo disso, é a vida de Cristo! Ninguém foi tão pressionado como ele… Mas ele suportou tudo e foi fiel até a morte… E MORTE DE CRUZ!

VAMOS VER A ESCALA DE COBRANÇA…

  • Primeiro – Deus / Espirito Santo: Ele cobra a todos!
  • Segundo – Pastor: ele tem que fazer o que o Espirito Santo está lhe cobrando… e nem sempre e consegue fazer isso sozinho (Por exemplo: ganhar almas, ter avivamento e crescimento). Ele precisa cobrar seus Obreiros
  • Terceiro – Obreiros, Lideres e membros em geral: você já notou que a VERDADEIRA Palavra de Deus vem em forma de cobrança? TODOS NÓS SOMOS COBRADOS…
  • QUEM NÃO ACEITA COBRANÇA – NÃO PODE COBRAR!

LEMBRE-SE DISSO:

  • A cobrança de um bom líder nunca é algo pessoal A MOTIVAÇÃO DA COBRANÇA É PELO BEM DO PROJETO MAIOR – uns vem e outros vão, mas o projeto fica!
  • Não deixe a pressão criar sentimentos ruins no seu coração – nesse caso, o “tiro saiu pela culatra”!
  • Nunca receie ser cobrado! Quem não é cobrado… NÃO É AMADO!
  • Você sabia que depois de todos os cultos, eu cobro os meus membros que não vieram no culto sem avisar! SABE PORQUE? PELO SIMPLES FATO DE EU AMAR MINHAS OVELHAS! Eu amo as pessoas que eu pastoreio! E creio que quando eu ligo vendo o porque elas não vieram no culto – ELAS SE SENTEM AMADAS (alguém se preocupa comigo)!

Como Pai eu cobra as minhas filhas por notas altas… isso é ser ruim? Ou é ser um Pai que vê o potencial no filho e quer que ele desenvolva até o máximo de suas capacidades? VOCÊ DECIDE!

Finalizando, eu não escrevo isso querendo atingir ninguém! Quero apenas ajudar você entender o processo da vida! Se você entender e aceitar o beneficio da “pressão e cobrança” você será MUITO MELHOR!

Robert Cleveland Lambeth

SEMANA QUE VEM VOU ESCREVER SOBRE “COMO LIDAR COM A PRESSÃO”!

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário