Páginas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mensagem de Natal pregada ontem em nossa Sede Regional

JESUS UMA BOA NOTICIA A SER DIVULGADA

Lucas 2: 1 – 20

- NÃO SOU DE PREGAR MENSAGENS TEMÁTICAS... MAS COMO ESTAMOS NA SEMANA DO NATAL, PENSEI QUE SERIA BOM, MENCIONAR ALGUMAS COISAS SOBRE ISSO.

Não trago nenhuma novidade sobre o tema... apenas algumas considerações que Deus colocou em meu coração essa semana.

USUALMENTE QUANDO FALAMOS OU LEMBRAMOS DO NATAL NOS REFERIMOS A PONTOS BASICOS, COMUNS E CONHECIDOS...

  • QUEM JÁ NÃO VIU UMA CENA DA NATIVIDADE?
  • · MARIA MONTADA NUM JUMENTO SENDO GUIADA POR JOSÉ
  • · A ESTREBARIA CHEIA DE ANIMAIS EM VOLTA DO MENINO JESUS – OLHANDO E ADMIRANDO A SUA BELEZA E RESPLENDOR.
  • · A ESTRELA BRILHANDO NO CÉU
  • · OS PASTORES DE BELÉM
  • · OS REIS MAGOS

E TUDO ISSO É VERDADE

FALAMOS SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR MARIA E JOSÉ – AINDA NÃO CASADOS, MAS ELA JÁ GRAVIDA PELO ESPIRITO SANTO.

JORNADA DE MARIA E JOSÉ FOI DE 110KM – DE NAZARÉ A BELÉM (DIFICIL)

O INICIO DESSA PEÇA, DESSE DRAMA COMEÇA COM O A ORDEM IMPERIAL DE QUE CADA PESSOA DEVERIA VOLTAR A SUA CIDADE NATAL PARA SE RECADASTRAR.

· ESSE RESSENCIAMENTO ERA FEITO A CADA 14 ANOS

· NO COMEÇO OS JUDEUS ERAM ISENTOS DE FAZER ESSE RESSENCIAMENTO, POIS ELES NÃO PODIAM SERVIR NO EXERCITO – MAS DEPOIS FORAM INCLUIDOS, POIS O IMPERADOR USAVA ESSES DADOS, PARA COLETAR MAIS IMPOSTOS.

· JOSÉ E MARIA ACHAVAM QUE ESTAVA OBEDECENDO A CESAR AUGUSTO, MAS ELES REALMENTE ESTAVAM OBDECENDO A DEUS. JESUS TINHA QUE NASCER EM BELÉM.

E ESSA HISTÓRIA LINDA, É CHEIA DE SIMBOLOGIA E DIVINDADE.

MAS ALGO IMPORTANTE ME CHAMOU A ATENÇÃO SOBRE ESSA HISTÓRIA, É QUE APESAR DE TODOS OS DETALHES, SIMBOLOGIAS E MISTÉRIO, SE TEM ALGO QUE O NASCIMENTO DE JESUS NÃO FOI... ELE NÃO FOI SECRETO!

ESSE ATO DE BELÉM VINHA SENDO PREDITO E ANUNCIADO A MILÊNIOS.

E DEUS ELE MESMO, SE ENCARREGOU DE DIVULGAR ESSA NOTICIA!

NENHUM OUTRO HOMEM, NASCEU COM TANTO ESTRONDO COMO JESUS!

ISSO PORQUE JESUS É UMA BOA NOTICIA QUE PRECISA SER DIVULGADA!

SÓ TEM COMO NÓS ENTENDER O COMPORTAMENTO DO UNIVERSO, E DO MUNDO CELESTIAL... SE VOLTARMOS PARA TRÁS E ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.

A MENÇÃO DE JESUS, NÃO COMEÇA EM MATEUS 1:21 OU LUCAS 2

VAMOS VOLTAR UM POUCO ATRÁS:

UM DAS PRIMEIRAS MANCHETES BIBLICAS, SOBRE ESSE DIA ENCONTRAMOS EM

Isa 7:14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

ESSA É UMA DAS PRIMEIRAS PALAVRAS DITAS NA BIBLIA SOBRE ESSE JESUS.

DEPOIS VEMOS O CUMPRIMENTO DELA EM MATEUS 1:23 – COM A INTERPRETAÇÃO DO EMANUEL – DEUS CONOSCO

MAS NÃO PARA POR AÍ!!! TEM MAIS...

Isa 9:2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Mídia. Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

NOTE TODAS AS COISAS BOAS QUE IRIAM ACONTECER – MAS TUDO PORQUE UM MENINO IRIA NASCER!

CUMPRIMENTO – FALANDO DE JESUS

Mat 4:15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou. Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.

SABE PORQUE TUDO ISSO? SABE PORQUE TODOS ESSES ANUNCIOS E ALARDES? PORQUE JESUS É UMA BOA NOTICIA QUE PRECISA SER DIVULGADA.

Mic 5:2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Portanto os entregará até o tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. De Efraim exterminarei os carros, e de Jerusalém os cavalos, e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra.

PODERÍAMOS FALAR DE MUITAS OUTRAS ESCRITURAS – MUITA OUTRAS REVELAÇÕES...

NOTE ALGO IMPORTANTE:

EM TODOS ESSES CASOS, JESUS É APRESENTADO COMO SENDO

  • · SALVADOR
  • · PACIFICADOR
  • · LIBERTADOR
  • · REDENTOR

ELE VIRIA EM:

  • · PODER
  • · GLORIA
  • · UNÇÃO

PARA OS HOMENS, JESUS ERA A MELHOR NOTICIAS DOS SECULOS – DE TODA A ETERNIDADE.

  • O POVO QUE ANDAVA EM TREVAS – VIU UMA GRANDE LUZ
  • O POVO QUE ESTAVA AMARRADO – CHEGOU O LIBERTADOR
  • O POVO QUE ESTAVA AFLITO – VEIO O REDENTOR
  • O POVO QUE NÃO TINHA ESPERANÇA – VEIO SALVAÇÃO

JESUS É UMA BOA NOTICIA QUE PRECISA SER DIVULGADA!

AGORA COM ISSO NÓS ENTENDEMOS ALGUMAS COISAS...

· OS ANJOS QUE APARECERAM AOS PASTORES DE BELÉM!

o VAMOS VER O ALGUNS FATOS:

  • § BELÉM DISTAVA APENAS 10KM DE JERUSALÉM
  • § ERA EM BELÉM QUE SE CRIAVAM TODOS OS ANIMAIS OFERECIDOS EM SACRIFICIO NO TEMPLO DE JERUSALÉM
  • § JESUS NASCEU NA CIDADE QUE GERAVA OS CORDEIROS – OLHA QUE COISA LINDA.
  • § JESUS ERA O CORDEIRO DE DEUS

o VEJA O QUE ELES DISSERAM: EU VOS TRAGO BOAS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA PARA TODA A TERRA – HOJE NASCEU NA CIDADE DE DAVI O SALVADOR QUE É O CRISTO, O SENHOR!

o DEPOIS DO ANUNCIO, APARECEU UM CORAL NO CÉU CANTANDO! QUE HINO QUE ELES CANTARAM? GLÓRIA A DEUS NAS MAIORES ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!

PORQUE TUDO ISSO? PORQUE NASCEU JESUS – E JESUS É UMA BOA NOTICIA QUE PRECISA SER DIVULGADA!

· A ESTRELA DO ORIENTE E QUE GUIOU OS REIS MAGOS – OU ASTROLOGOS!

  • o ELA ESTAVA BRILHANDO ANOS ANTES DO NASCIMENTO – E HOJE ACREDITA-SE QUE O COMETA HALEY É A ESTRELA QUE ELES VIRAM.
  • o É DITO POR ALGUNS QUE QUANDO ELES CHEGARAM ATÉ JERUSALÉM JESUS JÁ TINHA QUASE 2 ANOS, É POR ISSO QUE HERODES MANDOU MATAR TODAS AS CRIANÇAS DE 2 ANOS PARA BAIXO.
  • o A ESTRELA NA PAROU DE BRILHAR ATÉ HOJE! PORQUE? PORQUE JESUS É UMA BOA NOTICIA E PRECISA SER DIVULGADA!

VEJA O EFEITO DOMINÓ – VEJA COMO ISSO CONTAGIA! VEJA COMO A REAÇÃO DAS PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO COM JESUS!

Luc 2:17 e DEPOIS DE O VEREM divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam.E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.

ELES VIRAM, E DIVULGARAM – QUEM VÊ JESUS, QUER DIVULGAR ELE! PORQUE? ELE É UMA BOA NOTICIA QUE PRECISA SER DIVULGADA!

Vamos ver em João 1: 35

Joh 1:35 No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

Note de que João não pode se conter, quando ele viu Jesus, ele teve que contar para alguém!

PORQUE? PORQUE JESUS É UMA BOA NOTICIA A SER COMPRATILHADA.

ENTRE ESSES DISCIPULOS QUE ESTAVAM COM JOÃO E VIRAM JESUS, UM DELES FOI ANDRÉ – IRMÃO DE PEDRO DE TIAGO (André não apareceu tanto quanto os seus irmãos, mas foi que ele ganhou eles para Cristo)

Joh 1:40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele foi imediatamente e achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

André não pode se conter! Ele achou algo bom, e ele quis compartilhar!!!

João 1:44 Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel.

Felipe viu a Jesus... e não se conteve, procurou a Natanael – E DISSE EU ACHEI JESUS! É UMA BOA NOTICIA, NÃO POSSO ME CONTER!

É TÃO DIFICIL CONTER ESSA NOTICIA, QUE NEM O PROPRIO JESUS CONSEGUIU PARAR A SUA FAMA:

O LEPROSO QUE JESUS CUROU:

Mar 1:43 E Jesus, advertindo-o secretamente, logo o despediu, dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Ele, porém, saindo dali, começou a publicar o caso por toda parte e a divulgá-lo, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todos os lados iam ter com ele.

JESUS PEDIU:NÃO FALEM PARA NINGUÉM! MAS ELE É BOM DEMAIS, PARA SE GUARDAR SEGREDO! ELE PRECISA SER DIVULGADO!

CURA DE DOIS CEGOS:

Mat 9:29 Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. Jesus ordenou-lhes terminantemente, dizendo: Vede que ninguém o saiba. Eles, porém, saíram, e divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

JESUS PEDIU: NÃO FALE PARA NINGUÉM ISSO QUE LHE FIZ! MAS QUEM FOI CURADO DA CEGUEIRA, NÃO CONSEGUE SE CONTER! JESUS É UMA BOA MENSAGEM QUE PRECISA SER DIVULGADA!

ELE TENTOU CONTER A SUA FAMA, mas ELE é um noticia boa, que precisa ser divulgada!

  • MATEUS 12:16 – HOMEM COM A MÃO MIRRADA – não conte a ninguém – MAS ELE CONTOU!
  • MARCOS 5:43 – FILHA DE JAIRO – não conte a ninguém – MAS ELE CONTOU
  • MARCOS 8:30 – REVELAÇÃO DE QUE ELE ERA O CRISTO – não contem a ninguém – MAS ELES CONTARAM!

QUEM ENTRA EM CONTATO COM JESUS, NÃO CONSEGUE SE CONTER, NÃO CONSEGUE GUARDAR SEGREDO –

PORQUE: JESUS É UMA BOA NOTICIA QUE PRECISA SER DIVULGADA.

Nesse natal, vamos fazer algo diferente! Vamos divulgar JESUS! Ele é uma boa noticia que precisa ser divulgada!

Feliz Natal a todos… Feliz Dia de Jesus

Bispo Robert Cleveland Lambeth

Nenhum comentário:

Postar um comentário