Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vivendo dentro dos limites!

Semana passada,  fui convidado a dar um Palestra a um grupo de Jovens! Falei sobre vivendo dentro dos limites, imposto por Deus e pela própria vida! Tentei ajudar os jovens a entenderem de que os limites da vida, servem para nos proteger e não nos tornar infelizes ou presos! Eis uma sinopse de minha palestra:

Gen. 2:16  Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
Gen. 2:17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

  • De toda a arvore comerás LIVREMENTE (liberdade)!!! O jardim está cheio de arvores e muita coisa pode e deve ser aproveitada.
    • Não fique olhando somente o que você não pode fazer… veja o que Deus disponibilizou para você!!! O jardim está cheio!
  • Mas dentro do Jardim, havia um limite: da árvore do bem e do mal não comerás! PORQUE? porque o dia que comeres dela, morrerás! Porque Deus impôs esse limite? Porque ele não queria que os seus filhos amados morressem!
  • As Leis de Deus são para nos proteger… Se Deus disse não, é porque há um mal escondido nessa ação!
  • Deus não quer que morramos!!!

Gen. 39:4  Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
Gen. 39:6  Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.
Gen. 39:7  E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.
Gen.. 39:8  Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Gen 39:9  ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?

  • Veja a liberdade que José tinha: “Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; Gen. 39:9  ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou!!!” NENHUMA COISA ME VEDOU!!! José tinha acesso a tudo dentro da casa de Potifar! Nada lhe tinha sido barrado SENÃO UMA COISA: A MULHER DELE! Foi isso que José disse: “meu senhor não me vedou nada a não ser a ti” (falando com a mulher do seu chefe).
  • POTIFAR DISSE A JOSÉ: você controla tudo, faz como tu quer, muda o que tu quer mudar… só não se deite com minha mulher!!!
  • PORQUE? porque o dia que tu deitares com ela, tu vai perder toda essa liberdade!
  • José sofreu horrores e ele nem era culpado… imagina se ele fosse culpado por deitar-se com a mulher do seu chefe!!! Uma coisa é certa, Deus não teria ajudado ele como o ajudou!

Gen. 41:38  Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?
Gen. 41:39  Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Gen. 41:40  Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.
Gen. 41:41  Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito.
Gen.. 41:42  E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.
Gen. 41:43  Ademais, fé-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito.
Gen. 41:44  Ainda disse Faraó a José: Eu sou Faraó; sem ti, pois, ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito.

  • Agora José está no trono do Egito! Ele é o maior do Egito! Veja a liberdade que ele ganhou de Faraó: “tu estarás sobre a minha casa, tu governará o meu povo, tu estarás sobre toda a terra do Egito, e sem ti ninguém vai nem sequer levantar a mão ou o pé sem a sua autorização”! QUE PODER!!! Que liberdade!
  • MAS COMO SEMPRE HAVIA UMA LIMITAÇÃO: “somente no trono eu serei maior que tu”. Faraó disse a José que tudo era dele… MENOS O TRONO!
  • Em outras palavras, viva dentro do seu limite! Você pode mudar tudo, fazer do seu jeito… só não tenta ser EU! Só não tenta tomar o meu lugar!

Como é difícil para as pessoas entenderem o bem que os limites trazem para a nossa vida! Se José tivesse tentado tomar o lugar de Faraó, o que teria acontecido???? ELE TERIA SIDO MORTO!!!

Viva dentro do limite e viva em paz!

É como o limite de velocidade… ele é para evitar a nossa alegria ou para preservar a nossa alegria??? Quantos acidentes acontecem por causa de pessoas que não obedeceram os limites! Essa semana mesmo, uma pessoa ficou gravemente ferida perto da minha casa, por causa de um motorista imprudente que ultrapassou os limites de velocidade daquela área!!! Quem quebra o limite mata ou morre!!!

Quando alguém perde a sua carteira de motorista, na verdade ele perde a sua liberdade!!! Se você andar de acordo com a lei, você tem a liberdade de ir e vir… se quebrar essa lei ou esse limite, então você perde a sua liberdade!!!

Robert Cleveland Lambeth – apenas expondo alguns de meus pensamentos… simples e pequenos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário