Série Como Vencer III

3º Assunto – Como Vencer o Complexo de Inferioridade? *** Alguém me sugeriu também abordar o tema sobre: Como Vencer a Voz do Opositor ou do Inimigo?

COMO ESSES DOIS TEMAS SÃO VENCIDOS COM O MESMO PRINCIPIO, EU VOU ABORDA-LOS DE MANEIRA CONJUNTA!

O sentirmos-nos inferiores, ou termos vozes em nossa volta que nos desestimulam, tanto um como o outro, são coisas que o inimigo usa para nos fazer desviar de nossa missão, chamado ou vocação divina!

- O sentimento de inferioridade é UMA AUTO AVALIAÇÃO NEGATIVA DE SI MESMO e uma arma que o inimigo usa, para evitar nós de fazermos ou sermos aquilo que Deus nos chamou a fazer ou ser!

Complexo de inferioridade pode ser motivada pelo…

  • Físico – beleza, estatura, cor e etc.
  • Mental – Grau de instrução, nível de inteligência
  • Social – Bairro aonde mora, emprego, dinheiro no banco, carro, casa e etc.…

· Por exemplo: alguém que se acha feio (ao ponto de ser complexado) dificilmente atingirá os objetivos de Deus para a sua vida (ou até mesmo ter sucesso na vida material)!

  • Ele pode ser o maior cantor da Igreja, mas se ele é complexado ou atormentado pela sua feiura, ele nunca irá soltar a sua voz de maneira clara! ELE SEMPRE VAI PENSAR QUE AO CANTAR, ALGUÉM ESTÁ RINDO DELE POR SER FEIO DEMAIS (eu sei que isso é só um exemplo e na escrita é difícil de expor todos os detalhes desse tema, mas isso que estou falando é uma grande realidade)

Nesse mundo, existem muitas pessoas que convivem com esse sentimento de auto-desprezo, des-importancia, desnecessidade, insuficiência, complexidade, recalque... tudo isso nos puxa para baixo!

  • - Querendo ou não, o ser humano ele é muito carente de atenção e querendo ou não nós somos afetados pela opinião alheia!
  • - Outro exemplo comum. No futebol, um jogador, por melhor que seja, se ele for vaiado pelo publico, ele acaba não rendendo como deveria! Isso afeta ele... e o contrario disso, é um atleta, mesmo NÃO sendo um bom jogador, ele consegue jogar acima da sua média, se ele recebe o apoio da torcida!!!
  • - O problema é que um jogador, não pode viver ou jogar somente baseado na opinião alheia (ainda que ela seja muito importante e boa). Nós temos que ter opinião própria de nós mesmo!!!

Apesar de toda essa introdução que tenho feito até agora, a verdade é que nenhum aspecto social, físico ou psicológico devem afetar a nossa auto-estima… Leia a seguir algumas ideias de como vencer esse sentimento!

Vou iniciar minha explanação usando a história de Jó!

Jó é como nós, ele é UM homem que tem opiniões diversas de si mesmo. Por exemplo:

  • Deus disse de Jó – ele é fiel, justo e sincero!
  • Diabo disse de Jó – ele é interesseiro, falso e fraco!

Quem estava certo sobre Jó? Claro que era Deus... E ainda bem que Deus tinha a razão sobre Jó, pois se Jó não fosse tudo que Deus pensava dele, ele não teria conseguido vencer!

Veja bem, na luta e na prova de Jó ele quase sucumbiu... Ele não sabia o que estava passando, ele simplesmente era uma peça no tabuleiro dessa disputa entre Deus e o diabo!

Resumindo: Nós todos temos coisas boas e ruins ao nosso respeito! Mas o que mais importa, não é o que os outros pensam de você... Mas o que VOCÊ PENSE DE SI MESMO!!!

Então chegamos a pergunta inicial: COMO VENCER O COMPLEXO E INFERIORIDADE? OU COMO NÃO SER AFETADO COM A OPOSIÇÃO ALHEIA?

  • A resposta é simples: Temos que fortalecer em nós, a opinião de Deus na nossa vida... e ter clareza do chamado de Deus para a nossa vida!
  • Saber o que nós somos, saber quem nós somos, é a única arma que temos para vencer o “baixo astral” e calar a boca do inimigo!
  • O INIMIGO SÓ CONSEGUE APLICAR ESSA TATICA NAQUELES QUE TEM DUVIDAS DE QUEM SÃO NA PRESENÇA DE DEUS!
    • Voltando ao exemplo anterior: “eu posso até ser feio, mas isso não vai me atrapalhar, pois acima da minha aparência, está a unção de Deus e eu sou filho de Deus e etc.…” Note que o defeito ainda permanece, mas a atitude para lidar com o defeito mudou drasticamente! Como??? A pessoa captou a visão de Deus para a sua vida!

* Jesus no deserto... Ele teria sucumbido, se ele não tivesse tido com clareza uma visão de quem ele era ou qual era a sua missão! Se tu és o filho de Deus? Foi isso que o diabo perguntou a Jesus duas vezes!!!

Vou dar dois exemplos do que estou falando. Um do Velho Testamento e outro do Novo Testamento!

- Neemias:

  • Neemias foi um dos homens que tinha tudo para desistir de seu chamado! Ele sofreu oposição de todos os lados! Ele poderia ter se rendido a essas criticas, e se deixado pensar de si mesmo, que ele não era bom o suficiente para a obra que Deus lhe chamou a fazer!  Mas veja o segredo de Neemias:
    • Neemias 2:12 “Não declarei a ninguém o que Deus havia posto no meu coração para fazer em Jerusalém” – Em outras palavras, Neemias tinha no coração a certeza de que esse projeto é de Deus!!! Você tem certeza do seu chamado? Você tem certeza de quem você é na presença de Deus??? Isso precisa ser esclarecido…
    • Também em Neemias 6:2“Sambalate e Gésem mandaram dizer-me: vem, vamos conversar! Minha resposta a eles foi: ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA E NÃO POSSO DESCER!” Veja a convicção de Neemias! ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA!!! Quanto tempo passou desde que ele chegou a Jerusalém?
  • Eu não posso descer, eu não posso parar... eu TENHO UM CHAMADO! QUEM TEM CLAREZA DO CHAMADO, NÃO DESISTE COM FACILIDADE!
  • Sabe porque Neemias venceu: Primeiramente ele sabia que quem colocou o projeto no coração dele foi Deus (Deus me incumbiu essa tarefa e se ele me chamou ele vai me ajudar) e depois ele não perdeu essa convicção… Ele sabia: ESSA OBRA É BOA!

- Paulo:

· A Igreja não apoiou ele, os amigos desapareceram... Mas ele não desistiu!!! Porque? Ele tinha certeza da voz que ele ouviu!

  • Você tem que ter certeza do seu chamado, da sua missão! Só assim, você irá vencer o sentimento de inferioridade ou até mesmo a voz do inimigo!
  • Veja como o Apostolo Paulo se apresentou quando escrevia suas cartas:
    • Romanos 1:1 / Efésio 1:1 / Gálatas 1:1 “EU PAULO, APOSTOLO DE CRISTO, NÃO PELA VONTADE DOS HOMENS, MAS PELA VONTADE DE DEUS”.
  • Alguns dizem que Paulo era arrogante… Se ele fosse orgulho Deus não iria usar ele como usou! Ele tinha AUTO CONFIANÇA e isso é necessário para fazer a obra de Deus!
  • Temos que conhecer a grandeza do nosso Deus e saber quem nós somos na presença dELE.

Nem sempre Deus vem com uma voz audível, nos lembrar de quem nós somos... Deus espera de nós FÉ naquilo que diz a palavra de Deus!

Agora como é que alimentamos esse lado positivo que devemos ter em nossa Vida??? Como neutralizar esses sentimentos de desprezo ou de inutilidade???? OUVINDO E CRENDO NO QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS!

JOÃO 6:63 – “AS MINHAS PALAVRAS SÃO ESPIRITO E VIDA”

A PALAVRA DE DEUS ALIMENTA A AUTO ESTIMA DO SEU ESPIRITO!

*** É a palavra de Deus que dá força a sua alma cansada! É a palavra de Deus que fortalece A IDENTIDADE DA SUA ALMA E DO SEU ESPIRITO!!!

  • · Quantos não dão ouvidos a palavra de Deus?
  • · Quantos não acreditam na palavra de Deus?
  • · Quantos duvidam da palavra de Deus?
  • Se a Palavra de Deus não te anima e te confirma... então não há muita esperança para você!!!
  • Como somos fortalecidos? Ao ouvir a palavra de Deus!
  • A palavra de Deus fala com o nosso Espirito e não com o nosso intelecto!

Finalizando, se você sofre de baixo astral, complexo de inferioridade ou se cada vez que o inimigo fala alguma coisa você desmorona… então a solução para o seu caso é se achar em CRISTO e descobrir o que é que ELE pensa de você!!! Se Deus diz a você pela sua palavra que você é forte, abençoado, escolhido, raça eleita, povo santo, filho de Deus… então acredite!!! Fazendo isso, você será feliz não importando as circunstancias em sua volta!

Robert Cleveland Lambeth – Apenas expondo alguns dos meus pensamentos!

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário