Uma sinopse de minhas palavras no culto de formatura do Projeto Águias–20/02/11

Durante o curto período de 3 anos do Ministério de Jesus, eu vejo repetidas vezes na Bíblia a expressão (em referencia aos seus ouvintes e discípulos): “eles não entenderam as suas palavras”.

Por exemplo:

- João 8:27 – Jesus estava tentando mostrar a unidade entre ele e o Pai. Depois de muito falar, alguém perguntou a Jesus, quem és tu? A resposta foi: “O que já disse desde o principio. Muito tenho a dizer e julgar de vós. Mas aquele que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi digo ao mundo”!

*** A Biblia diz que eles não entenderam de que ele falava do Pai! Ele completa dizendo: “Quando levantares do filho do homem (crucifixação), então sabereis que eu sou quem eu digo ser”!

Em outras palavras... um dia tudo isso vai fazer sentido!

(Naquele momento Pedro não conseguia conciliar a Unicidade de Deus... Mas prova de que ele eventualmente entendeu, é o que ele pregou no dia de Pentecostes – Atos 2)

Também em João 10:6 – Jesus conta aos seus ouvinte a parábola do bom Pastor... Ele se apresenta como sendo a porta, o Pastor... aquele que protege o seu rebanho!

*** A Biblia diz que eles não entenderam nada do que ele falou! Naquele momento, tudo era mistério! Naquele momento essas palavras não faziam sentido!

Em Lucas 2, Jesus desaparece da companhia de José e Maria e ele fica em Jerusalém conversando com os doutores e sábios, sobre os mistério da lei... Quando finalmente eles se encontraram novamente, Maria perguntou a Jesus: Porque fizeste assim conosco? Eu e teu Pai ficamos preocupados! Jesus respondeu: Não sabiam que eu vim tratar dos negócios do meu Pai!

*** Lucas 2: 49 diz “quem nem Maria e nem José entenderam o que lhes dizia!”

É como a reação de Maria, em Mateus ao ouvir os que os Magos diziam de Jesus... Maria não entendeu, ela simplesmente guardou aquelas palavras em seu coração... NAQUELE MOMENTO, TUDO ERA MISTÉRIO!

*** Na verdade, a maioria dos seus ensinamentos era visando e preparando eles para uma época futura! SIM CHEGARIA O DIA EM QUE TUDO SERIA ESCLARECIDO E TUDO FARIA SENTIDO!

Por exemplo:

Quando Jesus disse aos discípulos que em 3 dias ele destruiria o templo e o reconstruiria... eles disseram: demorou 46 anos para construir esse templo e tu dizes que em 3 dias destrói e reconstrói... Eles não entenderam....

Lucas 24 – Os discípulos ao chegarem ao tumulo e o encontrarem vazio, viram 2 anjos que disseram: PORQUE BUSCAIS ENTRE OS MORTOS AQUELE QUE ESTÁ VIVO? ELE NÃO ESTÁ AQUI, ELE RESSURGIU!!!

Ver 8 - Naquele momento, eles se lembraram das palavras que Jesus havia falado a eles na Galiléia!!!

Veja bem, na hora em que eles ouviram as palavras que Jesus disse, eles não entenderam... Mas chegou o dia em que tudo fez sentido!

João 12:12 – A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém... os discípulos não entenderam ao ver o povo gritando e dizendo: HOSANA AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR! BENDITO É O REI DE ISRAEL!!!

*** Ver 16 diz: só depois que Jesus foi glorificado é que eles lembraram e entenderam o que estava escrito sobre ele!!! Só depois é que deu para entender os detalhes de tudo que haviam ouvido!

É como os discípulos a caminho de Emaús... Na hora em que eles ouviram as palavras desse desconhecido peregrino eles não entenderam nada...

Depois eles disseram: agora entendemos o sentido das palavras dele... nos ardia o peito enquanto ele nos falava!!!

Esse principio se aplica aos alunos do seminário Apostólico... Aos estudantes do projeto Águias... Muitas das coisas que vocês ouviram durantes esses últimos 2 anos, não fez muito sentido...

  • - Você não entendeu tudo...
  • - Algumas coisas até hoje, em seu pensamento é um mistério...
  • Talvez alguns dos principios ensinados no projeto águias foram contra as suas convicções pessoais e ensinamentos herdados.

MAS GUARDA BEM ESSAS PALAVRAS...

Chegará o dia em que será exigido de vocês um empenho maior na obra de Deus... É nessa hora, que muitas das coisas que até aqui foram mistérios... Serão reveladas!!!

Eu me lembro quando os meus professores ensinavam sobre a importância de orar, estudar, ler... Naquela época eu não via muita importância nessas palavras... Mas hoje eu vejo que eles tinham razão!

O Seminário Apostólico tentou prepara-los para o futuro! Para o que há de vir...

Robert Cleveland Lambeth

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário