Erosão Espiritual…

Erosão Espiritual

O que é Erosão: é o desgaste lento e gradual dos elementos da natureza.

A MAIOR CARACTERISTICA DA EROSÃO É A LENTIDÃO ( USUALMENTE SE A MUDANÇA NÃO É LENTA, ENTÃO NÃO É UMA EROSÃO)

Casa do meu Avô – as poucas vezes que eu visitei a casa do meu avô, eu sempre notava de que a lagoa no fundo do quintal dele, cada ano avançava em sua propriedade! O problema é que ele mesmo não notava essa erosão… e a razão é que essa mudança era lenta demais! Cada ano, notávamos uma mudança na tipográfica do terreno… Quando ele morreu, a lagoa já tinha “comido” vários metros do seu terreno (e ele morreu achando que tudo estava bem, pois ele não consiguia notar esse trabalhar da natureza – tudo porque ele morava no local e a erosão é lenta demais para se perceber)

Orla do Recife – Praia de Boa Viagem acontece a mesma coisa… cada ano, a praia vai comendo a areia e a água vai subindo… há uma previsão que a avenida “beira mar” com o passar do tempo irá desaparecer.

Querendo ou não, admitindo ou não... há numa erosão espiritual acontecendo agora em nossa volta! Talvez essas mudanças sejam tão lentas, que não as perecebemos, mas elas estão acontecendo!

Como forma de ilustrar esse texto, vou estar apresentando alguns fatos que irão verificar o que estou falando:

( Eu sei que tem pessoas que não gostam que falamos nomes, mas se fossemos olhar e analisar as Igrejas tradicionais em nossa volta, veríamos isso que estou falando...)

Assembléia de Deus (hoje eles nem parecem o que eram 10 ou 20 anos atrás), Congregação Cristã (é evidente a mudança na doutrina dessa Igreja), Adventistas (investem mais nas escolas, padarias, radios do que na Igreja – porque????), Batistas (até o próprio Catolicismo perdeu seu fervor – Quantos se lembram dos Católicos fervorosos do passado? Não existe mais “católico roxo”) Essa erosão tem “comido” muitos marcos do movimento religioso de uma forma geral (até no meio dos Apostólicos)!

  • Um estudo foi feito entre os “crentes” de várias Igrejas e foi atestado de que cada ano cresce o numero de adeptos “religiosos” que não estão mais levando a Biblia para a Igreja!
  • Imagine só, 57% dos “crente” americanos, não acreditam que a Biblia é um livro infalível e a pura palavra de Deus!!! Muitos “crentes” hoje acham que a Biblia é um livro como qualquer outro! Isso no Brasil também!
  • Em Santa Catarina, uma ONG fez um estudo e atestou de que 48% dos “crentes” acham que ir a Igreja apenas uma vez por mês, é o suficiente para ser salvo!!! O que é isso??? Antigamente não era assim!!!

Esses são apenas alguns exemplos que atestam o que estou falando… aos poucos, as nossas marcas e tradições estão sendo extorquidas de nós!!!

Se fossemos falar com algumas dessas pessoas que participaram dessas pesquisas, muitos nem admitiriam que houve mudanças… na visão deles, hoje é como era 20 anos atrás (e não é!!!)

  • - Essa Erosão tem feito a Igreja perder o seu foco, seu propósito e sua missão!
  • - Você se lembra quando vínhamos a Igreja, simplesmente para ter culto?
  • - Você se lembra quando nosso ÚNICO propósito “religioso” era Espiritual?

... Na ausência de um mover profundo do Espirito Santo, temos buscado alternativas para manter e segurar o povo:

  • · Chácaras
  • · Viagens
  • · Churrascos
  • · Passeios

E nada contra nada disso, eu sou a favor de tudo isso, mas isso não pode ser o nosso foco!

A Igreja tem deixado de ser o representante de Deus sobre a terra, e tem focado sua visão nas causas mais “sociais”, “politicas” e etc…

Outra coisa que essa erosão tem causado, é a profissionalização da Igreja

· Músicos profissionais / Profissionalismo tomou o lugar da sinceridade – Hoje se valoriza mais a qualidade instrumental do musico do que a qualidade espiritual dele! Os mesmos musicos que hoje tocam nas “grandes igrejas” depois do culto, tocam em “bares”, “shows” e etc… Inclusive é comum musicos de “certas igrejas” serem pagos para tocar!!! O que é isso????

· Pastores – as Igrejas tem trocado homens ungidos, por eloquentes “oradores”… Hoje importa falar bem, intreter o povo… Hoje alguns Igrejas tem até “pastores comediantes”… fazem o povo rir e se divertir, ao invés de simplesmente adorar a Deus!!! O que é isso???

· As Igrejas maiores estão buscando economistas, investidores e etc, para administrar a Igreja! (isso é completamente contrario ao que diz a palavra de Deus)

· A Igreja em muitos lugares tem se tornado uma entidade Profissional e não Espiritual!

· Igrejas tem se tornado filantrópicas ou invés de evangelizadoras

Vamos olhar a Igreja Primitiva

  • Atos 2: 46-47
  • Atos 4:4
  • Atos 5:14
  • Atos 9:31
  • Atos 11:21-24
  • Atos 14:1
  • Atos 16:5
  • Atos 17:12

Leia essas escrituras e veja o enorme crescimento da Igreja!!! Um crescimento estável e sadio!

AGORA NOTE A DOUTRINA BÁSICA DA IGREJA! O QUE TROUXE O CRESCIMENTO NA IGREJA PRIMITIVA!

Doutrina Básica Atos 2:42 / Podemos acrescentar mais, o básico é esse!

- Doutrina dos Apostolos – A palavra de Deus é a base da estrutura da Igreja. A razão que ainda temos o que temos, é que ainda estamos prezando muito a palavra de Deus... Fervor, só vem através da palavra de Deus...

  • · Se tivermos a doutrina dos Apostolos, vamos ter santidade
  • · Pureza
  • · Reverencia
  • · Temor

- Comunhão (ver 44 – E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum) – Você já notou como está mais e mais dificil manter o povo de Deus unido???? O que é isso???

- Partir do Pão – Santa Ceia – Batismo simbólico de nossa “entrada no corpo” e a Santa Ceia é simbólico de nossa “permanência no corpo” – tem Igrejas que nem mais celebram a Santa Ceia do Senhor!

- Orações – Essa caracteristica está em extinção no meio dos “evangélicos”… orar não é mais “insubstituivel” na Igreja!

O enfraquecimento de Atos 2:42, é o que tem enfraquecido a Igreja de um modo geral!!!

Acho que o resumo dessa pequena mensagem, é que se nós não nos acordar logo, essa erosão irá nos roubar de marcos espiritual que tem sustentado nossas Igrejas a mais de 2000 anos!!! Querendo ou não, admitindo ou não… as Igreja de um MODO GERAL (unicistas e trinitárias) tem perdido a sua identidade… o problema é que essa perda tem sido tão lenta, que a maiorida das pessoas nem sequer tem notado essas mudanças… VAMOS NOS ACORDAR ENQUANTO AINDA É TEMPO!

Robert Cleveland Lambeth … apenas expondo alguns de meus pensamentos!

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário