Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem é a consciência da Igreja???

Consciencia!!! O que é a consiencia??? Será que é aquela vozinha que ouvimos quando temos que decidir entre o bem e o mal? Será que é um “anjo” que nos alerta sobre os perigos que temos pela frente? A palavra consciencia, tem como raiz a palavra conhecimento, ciencia, ou seja, é aquilo que sabemos. A maneira como a nossa consciencia funciona, é simples, ela só nos lembra daquilo que já sabemos ser certo ou errado! As vezes gostaríamos de não saber certas coisas ou fizemos de conta que esquecemos certos preceitos divinos ou morais, mas essa voz, a voz da consciencia, nos lembra desses fatos (que já conhecemos)! Todos nós temos uma consciencia, e ela funcionará enquanto dermos ouvidos a ela… Você já ouviu alguém dizer que “fulano” não tem consciencia? NA VERDADE NÃO É QUE O FULANO NÃO TEM CONSCIENCIA, É QUE ELE MATOU A CONSCIENCIA DELE, QUANDO ELE NEUTRALIZOU A SUA VOZ!  Isso acontece quando as pessoas deixam de atentar a consciencia, e quanto menos atentamos a ela, mais fraca fica a sua voz!

  • Paulo fala sobre o “tempo da ignorancia”. O que é isso? É o tempo, em que não tinhamos o conhecimento espiritual que temos hoje. Isso quer dizer que a nossa consciencia, cresce na medida em que apredemos mais da palavra de Deus e dos principios divinos! Quando mais perto de Cristo você chegar, mais sensivel será a sua consciencia!
  • Paulo também fala sobre os “alimentos sacrificados a idolos”. Nessa passagem, ele fala sobre não comer por causa da consciencia, ou seja, se você SABE um alimento foi oferecido a idolos, então não se deve comer. Mas ele também nos instrui em não perguntar sobre essas coisas (a origem dos alimentos), pois assim podemos simplesmente “dar graças” e comer sem problema nenhum (CONSCIENCIA TRANQUILA)!

O ser humano nasce com consciencia primária, ou seja, tem certas coisas que já nascemos sabendo que é certo ou errado. Outras coisas, vamos adquirindo no decorrer do tempo… na medida em que vamos aprendendo as leis morais de Deus e dos homens… vamos com isso, engordando nossa consciencia!

AGORA QUEM É A CONSCIENCIA DA IGREJA???? QUEM EMITE A VOZ QUE NOS FAZ LEMBRAR AQUILO QUE JÁ SABEMOS??? OU QUEM É QUE DEUS USA PARA NOS FAZER CONHECER AS LEIS DIVINAS E MORAIS??? A RESPOSTA É SIMPLES: O PASTOR!!!

É a responsabilidade do Pastor, manter a Igreja espiritualmente atenta! É o dever do Pastor manter a Igreja equilibrada! Assim como em nós, a consciencia fala e nos alerta, cada vez que erramos ou estamos por errar, o Pastor tem esse dever com a Igreja! Sabe aonde começa o fracasso da Igreja??? No pulpito!!! Quando o pulpito, o pregador deixa de “soar a trombeta” o povo entra em confusão!

  • Quem é o responsavel por ensinar os preceitos de Deus?
  • Quem é o responsável por fazer valer aquilo que já sabemos?
  • Quem é o responsável pela ordem na casa de Deus!!!

É O PASTOR… A CONSCIENCIA DA IGREJA!

ROBERT CLEVELAND LAMBETH

Nenhum comentário:

Postar um comentário