Resumo do Estudo Biblico dessa semana…

I Samuel 17: 28 – 30

AFRONTAS – PARTE I

Se essa história foi escrita na ordem cronológica dos eventos (e eu creio que foi), quando Davi chegou ao Vale de Elá, ele já tinha sido ungido como rei.

· Engraçado de como mesmo Davi sendo “Rei” ele ainda continuava trabalhando para o seu Pai e cuidando das ovelhas! Obediência e submissão ainda são qualidade necessárias para ser usado por Deus... (mas isso é história para outro dia)

De qualquer maneira, sabendo desse fato, fica mais fácil entendermos os detalhes da história... de como por exemplo o seu irmão reagiu com ele, quando ele chegou ao local da batalha!

· Ler (ver 28) – A Bíblia diz que o seu irmão se encheu de ira!

· Ira porque??? Davi apenas tinha feito uma pergunta! É visível que já havia alguma coisa trancada na garganta do seu irmão contra ele!

Talvez Eliabe pensou de Davi...

· Tá se achando...

· Agora pensa que é grande coisa...

· Veio aqui só para tirar sarro de nós...

· Só porque agora é rei, tá pensando que é melhor que nós...

E ali se travou um conflito!

· Não é engraçado como ao recebermos alguma coisa de Deus, sempre se levanta pessoas, coisas e situações para roubar a nossa Paz e principalmente desvirtuar a nossa visão!

· É bem provável que se Davi não tivesse sido ungido rei (e Eliabe assistiu de camarote a sua unção) ele não teria recebido a resposta que recebeu do seu irmão! Afinal de contas, Davi só estava lá a mando do seu Pai e melhor ainda, com as mãos cheias de “coisas boas para eles comerem”.

Agora Davi estava entre DUAS afrontas!!!

UMA DO GIGANTE E UMA DO SEU PROPRIO IRMÃO!

Que situação difícil para Davi! De um lado um gigante gritando, do outro se irmão cheio de ira, “metralhando” ele com palavras rudes!

- Agora veja bem, Davi poderia ter dado corda ao conflito que se gerou com o seu irmão... Afinal de contas, Davi NÃO estava errado! Ele poderia ter se defendido... Porém Davi sabia, que havia uma afronta maior, algo mais perigoso do que se irmão!

A solução de Davi foi...

Ver. 30: “ Então ele se desviou dele (dele quem? Eliabe!) para o outro”...

Nessa história, Eliabe foi uma distração para Davi! Se Davi tivesse se deixado magoar ou entristecer-se, isso poderia ter afetado o seu desempenho na luta com Golias!

· Irmãos, nós somos afrontados todos os dias! Temos pressão de todos os lados... Mas a minha pergunta é: qual afronta realmente merece a sua atenção?

o Eliabe aqui pode ser um familiar, crise econômica, enfermidade, tristeza, mágoa, frustração, um amigo ou qualquer coisa que tentar “distrair” a sua atenção do verdadeiro inimigo!

· Quem é que tem roubado a tua unção? Quem tem roubado a tua visão? Quem tem roubado a tua alegria?

Será que não está na hora de se “desviar” de algumas coisas??? Será que não está na hora de deixar algumas coisas de lado? Deus te ungiu e te convocou para uma grande obra! Não perca tempo com o Eliabe´s da vida!!!

· O Bonito da história, é que quando Davi resolveu o problema dele com Golias, ele automaticamente resolveu o problema dele com Eliabe! A história teria sido diferente se Davi tivesse se deixado influenciar pela afronta do seu irmão!!!

Vamos aprender a direcionar a nossa unção! Não gaste seu talento e tempo, tentando provar para os Eliabe´s quem você é... vai lá e mate o Gigante e todos saberão que em você repousa a grande unção de Deus!

Todos nós todos os dias só deparados com afrontas! Temos isso de todos os lados...

O segredo é decidir: qual afronta é a mais perigosa? Qual pode me levar a morte? Foque o seu talento e a sua unção na direção certa... não gaste tempo demais com Eliabe... você tem muito mais talento do que isso!!!

Robert Cleveland Lambeth

Dia 11 está chegando… é não estou falando da final da copa do Mundo! Estou falando de nossa campanha de oração por um Brasil Unicista!!! Entre nessa luta!!! 5000 Apostólicos vão estar orando por um avivamento Apostólico em nosso Brasil!

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário