As 3 Provas de Jó...

Alguns teólogos dizem que o livro de Jó é o mais antigo da Biblia, enquanto outros afirmam que ele foi escrito na época de Daniel. De qualquer maneira, esse livro (ou história) tem sido usado a anos, em mensagens e ensinamentos bíblicos em muitos lugares. Temos muito o que aprender com esse personagem pelo nome de Sr. Jó!
Na época dele, ele era um dos homens mais ricos da terra (maior do oriente). Ele tinha 7 filhos e 3 filhas, 7000 ovelhas, 3000 camelos, 500 juntas de bois e muitos empregados! Ele e sua família viviam uma vida regada de alegria e MUITA festa! Cada dia, era festa na casa de um dos seus filhos!
Mas o dia da prova chegou (e como é triste quando ela chega!!!).
A primeira prova de Jó, começa (cap 1:6), quando os filhos de Deus se apresentaram perante o Senhor e junto a eles, veio satanás (isso em si, já é um mistério – alguém sabe me explicar essa parte?). Deus faz a propaganda do seu filho fiel, pelo nome de Jó, e diz: "NÃO HÁ NINGUÉM COMO ELE!!!" (que elogio bacana para se receber de DEUS). Ele é reto, integro, teme a Deus e se aparta do mal! Satanás diz: "será que ele te teme em vão?" "O Senhor tem protegido ele de todos os lados... toca em tudo que ele possui, e vê se ele não te amaldiçoará na tua face!" Deus disse: “tá bom, toca em tudo, menos no seu corpo”. E NUM DIA, O SEU MUNDO MATERIAL CAIU POR TERRA! Era um mensageiro após o outro, trazendo noticias ruins... Ele perdeu as ovelhas, gado, camelos, casas e até os filhos!!! ESSA ERA A PRIMEIRA PROVA DE JÓ! Qual foi a reação dele??? (Ver 20) "ele raspou a cabeça, rasgou as vestes, lançou-se ao chão e DEU GLÓRIA A DEUS!"
NESSA PROVA, ELE TIROU NOTA 10!!! Mas a prova numero 2 já estava a caminho! Capitulo 2, mais uma vez Deus se reúne com o seu povo... lá estava satanás... e o orgulhoso Deus, fala ao diabo, da fidelidade do seu servo amado (apesar de tudo que havia acontecido com ele)! Eles trocam algumas observações sobre o fato e logo o diabo mais uma vez propõe a Deus um novo ataque! "Pele por pele", disse satanás, "tudo o homem dará pela sua vida! Se eu tocar no corpo dele, ele blasfemará de ti na tua face" (esse era o objetivo principal do diabo trazer dor e vergonha ao coração de Deus). A resposta de Deus foi: "pode tocar em tudo, menos na sua alma"... imediatamente, Jó ficou canceroso dos pés a cabeça! Que situação difícil... que prova essa hein??? Até a mulher dele disse: “amaldiçoa esse teu Deus e morre”. E mais uma vez, Jó tirou nota 10, ao dizer: "se Deus dá, porque ele não pode tirar?" (2:10) No meio dessa luta, ele ainda conseguiu dar glória a Deus!!!
Agora vamos entrar na parte mais critica da história, pois é nessa prova que nós vamos ver Jó enfrentando a sua maior dificuldade! Por 7 dias, Jó faz um jejum de silencio, ele nada fala... só medita em todos esses acontecimentos (as vezes é perigoso, pensar nos problemas da vida!). Nesse meio tempo, aparecem alguns amigos e se assentam ao redor de Jó, e ali ficam, olhando a situação... tentando encontrar uma reposta para esse dilema! Dali para frente, vemos Jó, tentando desvendar esse mistério e nesse momento ele entra na sua 3ª Prova, que eu chamo de “TEMPO”.
Veja bem, as primeiras duas provas de Jó, ocuparam apenas 2 capitulos desse livro, a 3ª prova de Jó ocupou 41 capitulos! Foi nessa 3ª prova que Jó disse: “estou exausto” (16:7) e também foi nesse momento que ele se refere ao tempo da prova (ou do silencio de Deus) pois ele diz: “se eu pudesse voltar a ser o que era nos meses passados” (29:2). Nós não sabemos (a Biblia não fala) quantos dias Jó ficou nesse estado de miséria. Veja bem, passar pela prova (bate-volta) não requer tanta fé, mas viver na prova, passar tempo no vale... põe qualquer fé a prova! Passou-se meses, e não houve mudança! Ele e os seus amigos passavam o dia debatendo para ver a causa o motivo dessa dor tão grande! Os amigos de Jó diziam: “você pecou, e por isso, Deus mandou isso na sua vida”! Jó dizia: “eu não tenho pecado” e no fim todos estavam enganados... Jó não era perfeito, e nem Deus estava punindo ele pelos seus pecados! Era simplesmente uma prova. Na verdade, esse debate se travava, porque passava-se os dias (TEMPO), e não havia mudança positiva nessa situação. Ele ainda continuava pobre, canceroso e abandonado por todos! O TEMPO, é o que mais apaga a Fé, daqueles que estão na fornalha! Foi nesse momento que ele disse: "Ah, se eu soubesse onde encontra-lo... onde fica o tribunal dEle? eu iria e exporia a minha causa" (23:3) Foi nessa hora que ele disse também: "procurei Ele na minha esquerda e não o encontrei, na direita Ele não estava"(23:8-9). O TEMPO nos faz falar coisas, pensar coisas... O TEMPO nos faz questionar a fidelidade de Deus. O TEMPO nos faz questionar a importancia da Igreja na nossa vida (pessoas que ficam em casa em dias de culto, normalmente estão cansados da prova... o TEMPO rouba-lhes a força). O TEMPO nos faz questionar a doutrina da Igreja (porque ser fiel, se mesmo sendo fiel, andando na doutrina, eu passo por isso???) O TEMPO nos faz questionar a importancia do Homem de Deus na nossa vida! Não é por acaso, que "SER FIEL ATÉ O FIM", é o requisito de salvação mais dificil (e longo) de cumprir! Os problemas constantes da vida, a luta diária, tem apagado a fé e a visão de muitas pessoas! Qualquer um pode suportar a luta que "VEM E PASSA".... MAS POUCOS SÃO AQUELES QUE SUPORTAM A LUTA QUE VEM E FICA! Tem pessoas que estão lutando a anos... e você que está nessa situação, saiba que Deus enxerga tudo isso! O dia da revanche virá... e o seu estado final, será maior e mais glorioso do que o estado inicial... isso é se você conseguir vencer a prova do TEMPO!
RCL

Robert Lambeth

Sou casado com Rosangela, tenho três filhas, moro em Campinas - SP, onde atuo como Pastor e Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário